quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Histórico

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS - FEIRARTE
Praça Higino da Silveira - Alto


Entre os anos de 1972 e 1973, reuniam-se grupos de moradores de Teresópolis, vendendo produtos artesanais em bancadas de madeira e em viaturas, que até então eram organizadas pelos próprios expositores.
Tinha também nesta época charretes de bode para criança e de cavalo para adultos, bem como somente cavalos para todas as idades.
No inicio as comidas eram feitas em suas casas e vinham prontas para o consumo, os sucos eram colocadas em garrafas e gelo, pois nesta época não tinha eletricidade.
Em 1977 no governo do Sr. Pedro Jahara, começou a elaboração do estatuto da feira e concluído em 1983 no governo do Dr. Celso Dalmasso.
Neste ano foram colocadas barracas de lonas e através da Primeira dama Prof.ª. Rose Dalmasso, foram entregues máquinas de costura e de tecelagem – Secretária de Promoção Social.
No Governo do Dr. Roberto Petto junto com o Secretário de Obras Dr. Antônio  de Pádua Gesualde dos Santos, foi  elaborado projeto para retirar do meio da feira os produtos de alimentação, e fazer no final do ponto de ônibus, onde era a antiga estação de trem, a praça de alimentação. Criando assim Box de nº 01 a 18 sendo inaugurada em 2004 pelo prefeito Dr. Roberto Petto e o Secretario de Obras Dr. Antônio de Pádua.
Atrativos da feira

A Feirinha do Alto, conta hoje com mais de 800 expositores de produtos variados, produtos como móveis e utilidades de bambu e palha, móveis e utilidades em madeira e couro, bijuterias , alimentos artesanais (pães, bolos, chocolates, licores, doces e salgados, etc...), na grande maioria roupas, fabricadas em pequenas confecções caseiras e um Parque de diversões (PARQUE DA FEIRINHA) e funciona todos os sábados, domingos e feriados.

Circula também um trenzinho levando turistas e visitantes para um passeio nas ruas próximas ao local.
Na praça de alimentação, podemos encontrar variadas opções gastronômicas como churrasco grelhado, yakissoba, pasteis, acarajé, tabua de carne, frigideiras compostas de várias carnes e queijo, além de salgados e petiscos.
Os números não são exatos, mas calcula-se que A FEIRARTE durante as temporadas de férias recebe mais de "cinco mil" visitantes por fim de semana e durante o carnaval e semana santa este número dobra. A FEIRARTE gera mais de "três mil" empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário